Discurso do ódio ao Nordestino

15 Flares Facebook 11 Google+ 2 Twitter 2 Filament.io 15 Flares ×

img

 Olá Gente Boa!!!

 Hoje pela manhã, chegando ao trabalho, que fica localizado em um bairro nobre de Salvador-Ba ,  deparei-me com a seguinte frase:

” Esses pobre mortos de fomes estragaram o Brasil, votando e apoiando os ladroes, por causa do bolsa família.”

 A frase vinha de um pequeno grupo de estudantes, de um colégio da localidade, cujo acesso é bastante restrito (para estudar lá é preciso ter uma ótima renda ). Essa declaração chocou-me  pois tratavam-se de jovens entre 14 e 17 anos, cujo senso critico ainda estava em formação, isso levou-me a questionar que tipo de ideologia esses jovens estão concebendo e reproduzindo….

Discurso do ódio ao Nordestino 

 Sendo notório que as redes sócias transfonaram-se em “grades motores formadores de opinião”, atingindo principalmente  aos nossos adolescentes, após o resultado das eleições, a onda de rejeição ao Norte Nordeste tomou forma e vem crescendo exponencialmente, são comuns os relato de ataques nas redes sócias, como podemos ver  nos exemplo abaixo:

barbárie1

barbarie 2

  São exatamente discursos como esses que envergonha a Democracia Brasileira, mas  será que o Brasil esta dividido mesmo? Analisemos os fatos:

sudestenordeste

Aqui podemos perceber que ao contrario do que a mídia faz questão de disseminar a candidata Dilma, obteve uma votação quase que igualitária entre as duas regiões.

O Resultado Ponderado das Eleições por Estado

Resultado-das-eleições-por-Estado-da-Federação-menos-ódio-contra-nordestinos-blog-thomas-conti1

 

Os gráficos que foram veiculados distorcem o cenário eleitoral: dezenas de milhões de nordestinos não votaram na Dilma, dezenas de milhões do sudeste não votaram no Aécio! Não adianta ficar propagando ódio contra esse ou aquele grupo, venceu quem teve o maior número de votos ENTRE 144 MILHÕES DE ELEITORES.

Qualquer generalização de gênero, cor e classe social não vai conseguir dar conta de tudo isso, então façam o favor de parar de instigar veneno e preconceito!!!! Ninguém é obrigado a continuar ouvindo isso!


Como foram obtidas essas escalas de cor?

Usando o Excel 2013, computei o percentual de votos válidos de cada candidato em uma tabela. Nas versões mais novas, o Excel tem um recurso chamado Formatação Condicional que permite ao programa colorir automaticamente tabelas a partir de uma instrução. Usando esse recurso, selecionei o vermelho básico para 100% de votos em Dilma, e o azul básico para 0% de votos em Dilma. Depois fiz o contrário para a coluna do Aécio: 100% de votos nele é o azul básico, e 0% de votos nele é o vermelho básico. Feito isso, todos os valores intermediários são coloridos automaticamente pelo excel, formando uma cor que reflete precisamente o grau de distância entre 0% e 100% nessas escalas. O fato de as duas colunas terem precisamente a mesma coloração atesta a precisão do programa.

Por que os Estados do Sudeste parecem menos azuis?

Isso se deve à proporção que cada candidato teve de votos por Estado. Nos Estados em que Dilma teve o pior desempenho – Acre e São Paulo – obteve ainda assim 36% dos votos válidos, 15 pontos percentuais a mais do que o pior desempenho de Aécio, que foi de 21%. Ou seja, mesmo nos Estados do Sul o peso de no mínimo 36% para a cor vermelha acaba atenuando um pouco a força da cor azul.

Por: Thomas Conti,  em seu blog

 

     Vejamos agora o que  o Pablo Villaça tem a dizer sobre isso:

 Analisemos os fatos, respeitemos os votos, de um País nem vermelho, nem azul, de um Brasil verde e amarelo, que tem sede de mudança de melhores condições de vida e menos desigualdade entre pobre e ricos. Portanto deixemos nas urnas o discurso de vencedores e perdedores e trabalhemos juntos  na construção e um Brasil melhor para todos os Brasileiros.

É Blogueiro de 2008, e aspirante a webdesign. Nas horas vagas; Autodidata apaixonado pela Internet. Graduando em Ciências Biológica pela UFBA, Técnico de informática e eletrônica. Criador e Moderador do site: www.digitalpapiro.com.br

*para ocultar a caixa de comentario é so inserir (: none;) este codigo dentro de display sem os parenteses.

One Response to Discurso do ódio ao Nordestino

Deixe uma resposta

Text Widget

Aliquam ut tellus ligula. Nam blandit massa nec neque rutrum a euismod t ellus ultricies! Phasellus nulla tellus, fringilla quis tristique ornare, condi mentum non erat. Aliquam congue or nare varius, tristique ornare, condi mentum non erat. Aliquam congue or nare varius, tristique ornare, condi mentum non erat. Aliquam congue or nare varius.

Flickr Stream

%d blogueiros gostam disto: